Sistema de freio inercial para carretinha reboque

Funcionamento do freio a tambor, a disco e o de mão

Em sistemas de freio inercial para carretinhas a disco o óleo ativa um modesto pistão que comprime as pastilhas de freio ao encontro do disco, resultando em atrito e consequente frenagem. Contudo, no freio a tambor para carretinhas, o óleo ativa os cilindros de freio, comumente nomeados de borninho de freio, que se encarrega de movimentar as sapatas em oposição ao tambor do freio, o que resulta na desaceleração consequente e para o veículo.

O freio de mão, atua de acordo com o acionamento das lonas de modo mecânico por meio de cabos que tensionados por uma alavanca ativada de maneira manual, que atua somente nas rodas de trás do veículo.

Freios da carretinha

História dos motores

História do freio a disco

Nascido na Inglaterra, o engenheiro Frederick Lanchester foi um dos primeiros a pensar a problemática do freio. Sempre perguntava-se “qual o melhor jeito de parar uma roda?”.

Esse engenheiro, então, inventou o freio a disco no ano de 1902. Contudo, não o lançamento deste tipo de freio, no momento em que foi lançado, não fez muito sucesso. À época, todos os veículos utilizavam o freio a tambor. Seu invento só popularizou-se durante a Segunda Guerra Mundial, quando foi amplamente adotado em aeronaves. Só depois disso que esse sistema de freio inercial migrou para automóveis terrestres, indo para a produção em larga escala na década de 60 do século XX.

Manutenção do sistema de freio para carretinha

Muito se questiona sobre as diferenças entre os freios a tambor e a disco. Contudo, a principal preocupação deve ser quanto ao bom uso e manutenção adequada, feita por um profissional competente numa empresa homologada pelos órgãos responsáveis.

É importantíssimo que as lonas das sapatas para freio da carretinha estejam em bom estado e que as molas de tensão do freio não estejam gastas. Confira em detalhes o vídeo ao lado que explica como é feita a manutenção do sistema de freio para reboques.

Freio a tambor

Reboques Seguros

Evite acidentes. Compre carretinhas somente de fábricas autorizadas.

Distribuição de peso na carretinha homologada

No vídeo em destaque fazemos um alerta sobre os riscos de se utilizar a carretinha reboque sem a distribuição de peso por eixo de carretinha devidamente alocada.

Em alguns momentos, clientes solicitam um engate que tracione uma carga acima do peso definido pelo INMETRO, o que não é permitido devido aos riscos, que são imensos. Por isso, tenha consciência pela sua vida e investimento, não use trava de engate para carretinha que não seja homologada e prometa garantias acima das estipuladas pelos fabricantes de peças para reboque.

Todo engate para carretinha tem que ter a CERTIFICAÇÃO do INMETRO ou outro órgão internacional superior.

Munheca com sistema de freio para reboque

Nossa fábrica de reboques utiliza sistemas de freio inercial para carretinha importado diretamente da Alemanha. Ele é facilmente integrado à munheca do reboque para que os cabos de freio sejam ativados durante a marcha-ré via eixos de tração e atuem na frenagem da carretinha.

Não abra mão da qualidade e praticidade que temos a oferecer na produção de diversos modelos de reboques em variados projetos de carretinha. Converse com a gente!

Munheca e Freio em Ação